Brasão%20Amazonas

GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

DEPARTAMENTO DE TRIBUTAÇÃO

PÁGINA PRINCIPAL

LEGISLAÇÃO FEDERAL

LEGISLAÇÃO CONFAZ

LEGISLAÇÃO ESTADUAL

 

SISTEMA INTEGRADO DE LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA - SILT

LEGISLAÇÃO ESTADUAL

Decreto Estadual

Decreto Estadual - Ano 1987

ESTE TEXTO NÃO SUBSTITUI O PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL

 

DECRETO Nº 10.816, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1987

Publicado no DOE de 30.12.87, Atos do Poder Executivo Estadual, p. 16.

 

ALTERA dispositivos do Regulamento do IPVA aprovado pelo Decreto nº 9176, de 30 de dezembro de 1985 e dá outras providências.

 

O GOVERNADOR DO ESTADO DO AMAZONAS, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 43, inciso IV, da Constituição Estadual, e

 

CONSIDERANDO a necessidade de ajustar as medidas de controle de registro dos veículos automotores para a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);

 

CONSIDERANDO as disposições contidas no artigo 9º da Lei nº 1743, de 27 de dezembro de 1985.

 

D E C R E T A:

 

Art. 1º Passam a vigorar com as redações seguintes, os dispositivos adiante nomeados, do Regulamento do IPVA, aprovado pelo Decreto nº 9176, de 30 de dezembro de 1985:

I – Art. 1º  .............................................................................................................................

 

§ 1º O imposto de que trata este artigo é devido anualmente e na forma prevista neste Regulamento.

 

§ 2º Considera-se veículo automotor qualquer veículo aéreo, terrestre, aquático ou anfíbio dotado de força motriz própria, ainda que complementar ou alternativa de fonte de energia natural.

 

II – Art. 4º  ............................................................................................................................

........................................................................................................................................

IV – às embarcações, exceto de passeio e esporte;

V – às aeronaves.

III – Art. 5º  ...........................................................................................................................

I – 7% (sete por cento) para veículos de passeio, inclusive de esporte e de corrida, comerciais leves, embarcações e aeronaves.

IV – Art. 9º Nos termos do artigo 7º, deste Regulamento, compete ao Secretário de Estado da Fazenda, a fixação da base de cálculo do IPVA para os veículos usados.

 

§ 1º A base de cálculo prevista no “caput” deste artigo, adotada através da Tabela de Valores, poderá sofrer dedução, a qualquer tempo, bem como, variar de acordo com o município em que deve ser aplicada.

 

§ 2º Compete ao Secretário da Fazenda a determinação do percentual de dedução na base de cálculo do IPVA, de que trata este artigo, inclusive quando se tratar do pagamento à vista, da cota única.

 

§ 3º A tabela prevista no parágrafo 1º, deste artigo, será atualizada monetariamente, nos termos do artigo 97, § 2º, da Lei nº 5172, de 25 de outubro de 1986 (CTN).

 

V – Art. 20.  O imposto será pago na forma, condições e prazos previstos em Resolução baixada pelo Secretário de Estado da Fazenda.

VI – Art. 26.  Desde que domiciliado neste Estado, todo proprietário de veículo automotor, terrestre, aquático, anfíbio ou aéreo, cujo registro ou licença produzam efeitos no território estadual, ainda que não, exclusivamente, fica obrigado a inscreve-lo no Cadastro de Contribuinte do IPVA.

 

§ 1º O domicílio das pessoas jurídicas de direito privado, para os fins deste artigo, apurar-se-á:

a) em face de previsão em seu estatuto ou ato constitutivo que haja escolhido qualquer dos municípios deste Estado como sede;

b) em face de cada estabelecimento situado no território do Estado quanto aos veículos automotores de qualquer espécie que a ele estejam vinculados em caráter permanente ou predominante.

 

§ 2º Estão também sujeitos à inscrição no Cadastro de Contribuintes do IPVA, para fins deste Regulamento, embora da propriedade de pessoas físicas ou jurídicas não domiciliadas neste Estado:

a) os veículos automotores aquáticos ou anfíbios que, no território estadual, nas águas a ele pertencentes, ou com ele confrontantes, permaneçam, de forma habitual, fundeados, atracados, guardados ou hangarados;

b) os veículos automotores aéreos cujo aeródromo de base esteja situado no território estadual;

c) os veículos automotores de qualquer espécie que estejam vinculados, em caráter permanente ou predominante, a qualquer estabelecimento de terceiros situados no território estadual.

 

§ 3º Os proprietários, domiciliados neste Estado, de veículos automotores de qualquer espécie, que permaneçam, em caráter habitual, em território de outra unidade federativa, inclusive porque vinculados de forma permanente ou predominante a estabelecimentos assim localizados, poderão averbar esta circunstância na correspondente inscrição no Cadastro de Contribuinte do IPVA, ficando dispensados, enquanto mantida tal situação, do pagamento do tributo relativo a esses veículos, mediante prova de seu recolhimento àquela unidade.

 

VII – Art. 27.  A inscrição a que se refere o artigo anterior deverá ocorrer na repartição fazendária estadual do município onde:

I – o veículo automotor esteja registrado, fundeado, atracado, guardado, hangarado;

II – esteja localizado o aeródromo de base da aeronave.

 

Parágrafo único. Compete a Secretaria de Estado da Fazenda baixar as normas complementares para as pessoas citadas no artigo anterior, se inscreverem no Cadastro de Contribuinte do IPVA.

 

VIII – Art. 28.  .......................................................................................................................

...........................................................................................................................................

III – mudança de propriedade;

 

IX – Art. 29.  .........................................................................................................................

 

§ 1º Os clubes náuticos e os aeroclubes, sempre que solicitado, apresentarão à Fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda, os registros das embarcações ou aeronaves de seus associados, nos quais se identifiquem o veículo automotor e o nome de seu proprietário.

 

§ 2º No exercício da fiscalização, a Secretaria de Estado da Fazenda poderá solicitar auxílio ou firmar convênio com órgãos da administração pública estadual federal ou municipal.

X – Art. 36.  Fica criado o selo do IPVA, conforme modelo a ser instituído por ato do Secretário da Fazenda, de uso obrigatório nos veículos registrados ou licenciados anualmente no Estado do Amazonas.

 

Parágrafo único.  O condutor do veículo automotor deverá portar o comprovante do pagamento do imposto para ser exibido a Fiscalização, quando solicitado.

 

Art. 2º  No exercício de 1988, o IPVA incidente sobre o veículo automotor terrestre, será pago na forma, condições e prazos indicados na seguinte Tabela:

 

 

Veículos com placa

Com terminação em:

1ª cota

ou

única

 

cota

 

cota

1 e 2

3 e 4

5 e 6

7 e 8

9 e 0

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

 

Parágrafo único. Para recolhimento do IPVA, relativo ao exercício de 1988, fica concedido o desconto de 20% (vinte por cento) o montante devido, desde que seja efetuado em cota única e até o último dia útil do mês do seu vencimento,  previsto na Tabela deste artigo.

 

Art. 3º Ficam revogados o § 3º do artigo 20, do RIPVA, introduzido pelo Decreto nº 9986/86 e demais disposições em contrário.

 

Art. 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, produzindo seus efeitos a partir de 1º de janeiro de 1988.

 

GABINETE DO GOVERNADOR DO ESTADO DO AMAZONAS, em Manaus, 29 de dezembro de 1987.

 

VILVADO BARROS FROTA

Governador do Estado do Amazonas,

em exercício

 

Ozias Monteiro Rodrigues

Secretário de Estado da Fazenda