Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Brasão%20Amazonas

GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

DEPARTAMENTO DE TRIBUTAÇÃO

 

PÁGINA PRINCIPAL

LEGISLAÇÃO FEDERAL

LEGISLAÇÃO CONFAZ

LEGISLAÇÃO ESTADUAL

 

SISTEMA INTEGRADO DE LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA - SILT

LEGISLAÇÃO ESTADUAL

Resolução GSEFAZ

Resolução GSEFAZ – Ano 2013

ESTE TEXTO NÃO SUBSTITUI O PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL

 

RESOLUÇÃO

Nº 0035/2013 – GSEFAZ

Publicada no DOE- Sefaz de 27.12.2013, Edição 00023, pág. 01.

 

APROVA a Tabela de Base de Cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, para o exercício de 2014.

 

O SECRETÁRIO DE ESTADO DA FAZENDA, no uso de suas atribuições legais,

 

CONSIDERANDO o disposto nos artigos 151 a 156 da Lei Complementar nº 19, de 29 de dezembro de 1997;

 

CONSIDERANDO a pesquisa de preços de veículos usados para a elaboração da Base de Cálculo, com base na Tabela de Preços da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE;

 

R E S O L V E:

 

Art. 1º Fica aprovada a Tabela de Base de Cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, Anexo I desta Resolução, para a exigência do imposto incidente sobre veículos usados relativamente ao exercício de 2014.

 

§ 1º Na determinação da base de cálculo de que trata o caput deste artigo, considera-se o valor de mercado dos veículos, obtido com base no levantamento de preços pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE.

 

§ 2º Compõem a base de cálculo do veículo, além do seu próprio valor, o das partes e o dos acessórios que venham a alterar positivamente o seu valor de mercado.

 

§ 3º Para os veículos usados não previstos na Tabela constante do Anexo I desta Resolução, a base de cálculo do imposto deve ser igual a do modelo mais assemelhado, nacional ou estrangeiro, do mesmo ano de fabricação.

 

Art. 2º As alíquotas do IPVA são:

 

I - 3% (três por cento) para veículos de passeio, comercial leve e veículos de esporte ou corrida, com capacidade superior a 1000 c.c.

 

II - 2% (dois por cento) para veículos de carga, de transporte coletivo, biciclos, triciclos e demais veículos, inclusive de passeio e comerciais leves com capacidade até 1000 c.c.

 

Art. 3º Para o exercício de 2014, o IPVA deve ser recolhido pelo contribuinte em até 3 (três) quotas, nas condições e prazos indicados na tabela seguinte:

 

Placas com terminação

1ª Quota ou Quota Única

2ª Quota ou Quota Única

3ª Quota

ou Quota

 Única

Vencimento do IPVA e Licenciamento

 

Desconto de 10%

Desconto de 5%

-

 

1

Janeiro

Fevereiro

Março

31.03.2014

2

Fevereiro

Março

Abril

30.04.2014

3

Março

Abril

Maio

30.05.2014

4

Abril

Maio

Junho

30.06.2014

5

Maio

Junho

Julho

31.07.2014

6

Junho

Julho

Agosto

29.08.2014

7

Julho

Agosto

Setembro

30.09.2014

8

Agosto

Setembro

Outubro

31.10.2014

9

Setembro

Outubro

Novembro

28.11.2014

0

Outubro

Novembro

Dezembro

30.12.2014

 

§ 1º Os pagamentos do IPVA devem ser recolhidos na rede bancária autorizada.

 

§ 2º O pagamento antecipado em quotas de que trata o caput deste artigo somente pode ser aplicado se o valor do imposto for igual ou superior a R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais).

 

§ 3º O pagamento das parcelas até o último dia útil do mês de vencimento é condição indispensável à concessão do desconto do imposto indicado na tabela supracitada.

 

§ 4º Na hipótese da data de vencimento ser considerada ponto facultativo pelo Governo do Estado do Amazonas, a exigência do recolhimento do imposto recairá no dia útil anterior à programação oficial.

 

§ 5º A opção pelo pagamento em quota única, considerando a tabela do caput deste artigo, implica:

 

I - redução de 10% (dez por cento) do valor do imposto, se antecipado para o prazo de pagamento da 1ª quota;

 

II - redução de 5% (cinco por cento) do valor do imposto, se antecipado para o prazo de pagamento da 2ª quota;

 

III - aplicação do valor integral do imposto, se efetivado no vencimento.

 

§ 6º A não quitação do débito no prazo máximo fixado enseja o vencimento do valor original, em quota única, acrescido de juros e multas, na forma prevista no art. 156 da Lei Complementar nº 19, de 29 de dezembro de 1997.

 

Art. 4º Em se tratando de veículo novo, o recolhimento do imposto deve ser efetuado à vista e antes do seu registro no órgão de trânsito do Estado do Amazonas.

 

Parágrafo único. O imposto é exigido na proporção de 1/12 (um doze avos), por mês, relativo ao restante do exercício de aquisição ou importação do veículo ou quando da mudança da categoria.

 

Art. 5º Para fins de cobrança do IPVA, considera-se ocorrido o fato gerador:

 

I - no momento da aquisição do veículo novo;

 

II - no primeiro dia de cada ano, em relação aos veículos adquiridos em anos anteriores;

 

III - na data da aquisição, em relação a veículo adquirido de pessoa beneficiária de isenção ou com alguma hipótese de redução ou não incidência de imposto;

 

IV - na data do desembaraço aduaneiro, em relação ao veículo importado diretamente por consumidor final.

 

Art. 6º Nos casos de veículos sinistrados com perda total, furtados ou roubados, o imposto é devido proporcionalmente aos meses de uso antes da ocorrência do sinistro, furto ou roubo.

 

Parágrafo único. O disposto neste artigo não implica restituição do imposto recolhido em data anterior ou furto, roubo ou sinistro.

 

Art. 7º O pagamento do IPVA, em se tratando de veículo novo, deve ser efetuado até o quinto dia contado da data da aquisição do veículo.

 

Parágrafo único. Para os efeitos deste artigo, considera-se data da aquisição as seguintes situações:

 

I - tratando-se de operação realizada dentro do mesmo município, a data da saída do veículo citada no documento fiscal;

 

II - quando procedente de outra unidade da Federação, a data do desembaraço na Secretaria de Estado da Fazenda - Sefaz;

 

III - tratando-se de importação do exterior, a data de liberação constante no documento de desembaraço aduaneiro.

 

Art. 8º Sem a prova de quitação total do imposto, imunidade, não-incidência ou isenção a que faz jus, nenhum veículo pode ser registrado, inscrito, matriculado ou licenciado pelo órgão de trânsito dentro do Estado do Amazonas, observada a Resolução 205/2006-CONTRAN combinada com o art. 131 do Código de Trânsito Brasileiro, instituído pela Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.

 

Art. 9º É vedado o parcelamento do imposto já vencido quando o valor de cada parcela for inferior ao exigido, na mesma hipótese, para os demais tributos de competência do Estado.

 

§ 1º O parcelamento tem que incluir todos os débitos referentes ao IPVA do veículo.

 

§ 2º Somente com o pagamento de todas as parcelas, incluídos os débitos inscritos em dívida ativa, é que o proprietário pode registrar, inscrever, matricular ou licenciar o veículo no órgão de trânsito do Estado do Amazonas.

 

§ 3º Na hipótese de atraso no pagamento de parcela em prazo superior a 30 (trinta) dias, contado da data do vencimento, o parcelamento de que trata este artigo deve ser cancelado e o débito inscrito na dívida ativa do Estado.

 

Art. 10. Na hipótese da saída do veículo automotor para outra unidade da Federação, o prazo do pagamento é antecipado automaticamente para o momento da saída.

 

Parágrafo único. O disposto no caput deste artigo não se aplica quando se tratar de saída temporária do veículo autorizada pela Sefaz.

 

Art. 11. Compete à Secretaria Executiva da Receita da Sefaz examinar e decidir sobre o reconhecimento da não-incidência ou isenção do imposto.

 

Art. 12. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

GABINETE DO SECRETÁRIO DE ESTADO DA FAZENDA, em Manaus, 26 de dezembro de 2013.

 

 

AFONSO LOBO MORAES

Secretário de Estado da Fazenda